Então, sejamos honestos. É comum termos todo suporte de treinamento e envolvimento em ações de desenvolvimento, ao qual retornamos alguns meses mais tarde e nos perguntarmos se realmente valeu a pena nosso esforço.
Talvez você não se lembre das atividades ou não coloque novas práticas em ação. Talvez você acabe se sentindo mal sobre a experiência - ou pior, sentindo-se mal sobre si mesmo.
Não! Não é culpa sua.
Algo estava provavelmente em faltando em sua experiência, inibindo a transferência da aprendizagem e roubando-lhe a chance de ter o retorno esperado. E este algo foi, provavelmente, a falta de um planejamento de ações eficazes.
Organizações, líderes e indivíduos investem pesadamente em treinamento e desenvolvimento por meio de ações tradicionais baseadas em sala de aula, e-learning, webinars, aplicativos, mentoring, experiências e muito mais.
Mas os esforços formais e informais de aprendizagem ficam aquém de toda a gama de resultados possíveis se não metaforicamente cruzar a linha de chegada, trazendo o aprendizado para a vida. O planejamento das ações é que faz isso, unindo ideias e intenções aos resultados.
Apesar do viés de nossa cultura para a ação, que com demasiada frequência dão pouca atenção a este elemento crítico de aprendizagem e na mudança de comportamento - há uma técnica que leva pouco tempo e oferece grandes resultados.
Talvez o planejamento das ações seja ignorada ou minimizado porque alguns complicam demais o processo, advogando distorcidas metas SMART para a aprendizagem. Mas às vezes é mais inteligente manter as ações simples e concentrar-se em avançar versus perseguir a pureza processual.
Então, se você deseja obter mais resultados de seu investimento na aprendizagem e aumentar a transferência de coaching, aqui estão algumas estratégias simples para engajar-se no planejamento das ações baseados na realidade.
Quando você completar uma atividade de desenvolvimento informal ou um evento de aprendizagem formal:
Perca cinco minutos para discutir uma lista de seus insights. Em seguida, registre a lista em algum lugar como um lembrete.
Faça a si mesmo esta pergunta: O que eu quero fazer com o resultado desta nova informação/desses insights?
Identificar não mais de três passos que você gostaria de realizar. (Três é o número mágico entre sobrecarregar-se e dar-lhe tão pouco esforço que, em ambos os casos você acaba não fazendo nada.)
Compartilhe com alguém o seu plano. Tenha um amigo para cobrança - alguém que sabe e pode acompanhar você - que vai ajudá-lo a cumprir o planejamento.
Líderes
Você pode ajudar a melhorar a transferência de aprendizagem, guiando cuidadosamente esforços de planejamento das ações de seus colaboradores com estas simples estratégias:
Desenvolver a disciplina da rotina de esclarecimento de atividades de aprendizagem com os colaboradores. É tão simples como levá-los a falar sobre o que aprenderam.
Abertamente pergunte: "O que você vai fazer diferente, como resultado?" E anote as respostas.
Marque no seu calendário para acompanhar os passos de ação do colaborador em intervalos apropriados. (Mesmo que eles não estejam fazendo progressos, isto demonstra o seu verdadeiro interesse e compromisso, constrói uma relação mais forte e aumenta o seu envolvimento.)
Dê destaque e compartilhe o sucesso. Durante as reuniões de equipe, convide os colaboradores para falarem sobre seus aprendizados, ações e resultados. Publicamente felicite sua equipe quando eles agirem sobre seus planos.
Profissionais de aprendizagem e desenvolvimento
Aumente a transferência de aprendizagem e incentive o planejamento das ações, incorporando as seguintes práticas em seu trabalho:
Deixe 10% do tempo de aprendizagem alocado para o planejamento das ações. Crie um espaço reservado para as pessoas refletirem, considerarem as opções, definirem intenções, e determinarem como irão agir de acordo com o planejado, antes de voltar ao ritmo alucinante do ambiente de trabalho.
Trate o planejamento das ações com o mesmo respeito, a dignidade e importância como outros conteúdos. (Seja honesto ... este é o lugar onde você sempre rouba o tempo de aprendizagem, enquanto um workshop está acontecendo.)
Fornecer alertas apropriados, instigantes para concentrar a energia e a ação.
Incentive as pessoas a compartilharem seus planos de ação com os outros. Pesquisas sugerem que a partilha pública de compromisso aumenta a probabilidade de acompanhamento.
Benefícios para o negócio na transferência de aprendizagem
Dada a pressão para inovar, adaptar e atender às demandas dos clientes e condições de mercado em constante mudança - fazer tudo melhor, mais rápido e mais barato do que antes - a aprendizagem nunca foi tão importante. E o planejamento das ações é uma ferramenta poderosa para traduzir a aprendizagem essencial para novos comportamentos, novas práticas e novos resultados.
Autora: Julie Winkle Giulioni
Julie passou os últimos 25 anos melhorando desempenho através da aprendizagem. Como co-fundadora e diretora da DesignArounds, Julie lidera equipes multidisciplinares que criam treinamentos eletrônicos e orientados para instrutores premiados. Palestrante e consultora requisitada, Julie é co-autora do best-seller da Amazon, Help Them Grow or Watch Them Go: Career Conversations Employees Want. Para saber mais, conecte-se com Julie online ou visite www.juliewinklegiulioni.com. .