Você cria um quadro de competências ou modelo para sua organização e para cada posição em sua organização, identificando as habilidades essenciais necessárias para melhorar o desempenho e alcançar o sucesso.
Ao escolher as competências organizacionais, identifique as habilidades que:
• incorporem ou representem sua cultura organizacional
• sejam necessárias para o sucesso ou a liderança em seu setor
• apoiem os objetivos estratégicos da organização
• definam a sua organização para além da concorrência
Por exemplo, você pode selecionar competências como inovação, criatividade, expertise, qualidade, foco no cliente, ou segurança, como suas competências organizacionais centrais.
Em geral, você escolher de 4 a 6 competências essenciais para a sua organização. Um número maior de competências será difícil de cultivar e vai diluir seus esforços.
Então, para cada competência, crie:
uma breve descrição
exemplos de comportamento para fornecer clareza
descrições dos níveis de domínio
sugestões de atividades de aprendizagem para ajudar a desenvolver a excelência.
A trh4 possui uma biblioteca de competências catalogadas para identificação de suas competências organizacionais . Você pode usar as competências e definições incluídas como está, modificá-las para atender a sua própria indústria, cultura e necessidades, ou criar com nosso apoio sua própria biblioteca específica de competências a partir do zero.
Depois de identificar suas competências essenciais, você pode repetir o exercício para cada função ou área na organização.
Ao escolher competências específicas para os cargos, identifique as habilidades que são necessárias para o sucesso e alto desempenho no cargo.
Algumas organizações também optam por identificar um conjunto de competências de liderança que desejam incorporar para todos os níveis de sua equipe de gestão.
Mais uma vez, tente manter um número de competências que você identificou para cada cargo de forma razoável e exequível. Mantenha suas definições específicas, mas gerais o suficiente para que elas possam ser aplicadas de forma consistente a todas as tarefas que necessitam delas. Por exemplo, você não quer ter mais do que uma competência que descreva como atender o telefone e interagir com os clientes, apesar de vários colaboradores demonstrarem essas competências de diferentes formas e em diferentes graus no seu trabalho do dia a dia.
As competências em sua estrutura ou modelo devem permanecer relativamente constante ao longo do tempo. Mas você deve rever periodicamente a sua lista e definições para garantir que elas ainda reflitam suas necessidades e apoiem a sua estratégia; isso é especialmente importante se a sua organização ou indústria experimentar uma grande mudança que impacta sua vantagem competitiva.
As competências essenciais aplicam-se à todos em sua empresa, enquanto as competências-chave identificam as habilidades necessárias para o sucesso e o alto desempenho em uma função específica.
O gerenciamento de competências garante que os colaboradores tenham um quadro claro de habilidades, conhecimentos e atitudes que devem cumprir suas expectativas de trabalho e contribuir para o sucesso do negócio. Este quadro torna mais fácil para Recursos Humanos recrutar novos colaboradores, e para os novos contratados terem sucesso em seus cargos.
Cultivar competências organizacionais e específicas ao trabalho ajuda sua organização e os colaboradores a terem sucesso. Competências essenciais também ajudam a definir sua cultura, estabelecer seus diferenciais competitivos e garantir que sua organização tenha padrões de desempenho consistentes para suas equipes.
Mas as competências não devem ser escritas em pedra. Revise periodicamente sua lista de competências e definições para garantir que ainda reflitam suas necessidades e apoiem sua estratégia. Isto é especialmente importante se a sua organização ou indústria tiver uma grande mudança que afete o cenário competitivo.
Gestão de Desempenho