Dicas de coach para reforçar o comportamento bem-sucedido:
Concentre-se em um comportamento bem-sucedido.
Narre o comportamento bem-sucedido, seus resultados e impactos em detalhes para o colaborador.
Use um exemplo específico.
Aponte os elementos que contribuíram para o resultado ser um sucesso.
Trabalhe com o colaborador para identificar as causas para este comportamento bem sucedido.
Faça um brainstorm com o colaborador sobre as formas que o comportamento pode ser replicados em outras circunstâncias.
Descreva os benefícios desse comportamento e sua confiança na capacidade de fazer o colaborador em continuar a demonstrá-lo.
Anote e registre este diálogo.
Fique atento para elogiar, sempre que o comportamento bem sucedido se repetir.
Dicas de coach para lidar com o baixo desempenho:
Concentre-se em um comportamento específico que você considera ser de baixo desempenho.
Ao invés de descrever em detalhes o comportamento que está causando mau desempenho não desejado, descreva o que o colaborador poderia fazer de diferente para conseguir um resultado melhor.
Descreva os benefícios deste novo comportamento desejado e sua confiança na capacidade do colaborador para demonstrá-lo.
Use exemplos específicos.
Ouça com atenção e esteja aberto a perspectiva do colaborador sem julgamento.
Envolva o colaborador na identificação de como eles podem dominar e aplicar o novo comportamento desejado.
Se necessário, elabore um plano de desenvolvimento acordado mutuamente.
Documente os elementos-chave deste diálogo.
Defina datas para um acompanhamento com diálogo.
Preste atenção para elogiar a demonstração do novo comportamento desejado.
Dicas de coach para acompanhamento do baixo desempenho:
Certifique-se de ter reunido provas suficientes do comportamento demonstrado e os resultados: observação direta, os resultados específicos de trabalho, relatórios e registros, feedback compartilhado com os outros.
Reveja a discussão inicial em torno do mau desempenho, e elogie qualquer avanço feito pelo colaborador em demonstrar o novo comportamento desejado, bem como sobre o seu plano de melhoria de desenvolvimento ou desempenho.
Envolva o colaborador em discussões sobre o porquê de todas as melhorias no comportamento serem insuficientes, procure razões.
Descreva novamente, em detalhes o comportamento desejado e quando/como deve ser exibido.
Discuta as consequências do mau desempenho (estes devem ser consistentes em toda a organização), e chegue a um acordo sobre os próximos passos.
Faça um check-in com os colaboradores para garantir que eles tenham todo o apoio e recursos que julgarem necessárias para ajudá-los a mudarem o seu comportamento; alocar conforme necessário.
Defina datas para metas de melhoria.
Continuamente comunique sua confiança no colaborador e seu apoio em seu desenvolvimento.