Muitas pessoas confundem feedback com coaching. Enquanto feedback pode ser utilizado em coaching, em geral, feedback e coaching são coisas diferentes, mas eles trabalham muito, muito bem juntos.
Coaching é o que ajuda as pessoas a obterem o máximo a partir do feedback que recebem. O feedback é o processo de partilha de informação com as pessoas que os ajuda a compreender o impacto de seu comportamento no que se refere à forma como os outros percebem-nos ou a sua capacidade de atingir seus objetivos. Quando damos um feedback para alguém, em geral, o mais importante é compartilhar algo sobre o que esta pessoa não está consciente, talvez sobre o não funcionamento da forma como compartilha ideias com pessoas de outras áreas ou como seu senso de humor não está sendo adequado à uma nova função.
Usar abordagens de coaching, como fazer perguntas ou contar histórias, provavelmente não favorecerá o nível de consciência que uma pessoa precisa para conseguir o discernimento necessário para ação. Você sabe, quando alguém é verdadeiramente inconscientes de seu comportamento, precisamos dar esse feedback diretamente à essa pessoa. A chave é assegurar que o feedback seja um presente, o que será otimizado dando o feedback de uma perspectiva de coaching. Ficar atento ao que mais importa para ela e como isso está refletindo nas escolhas que vem fazendo. Você vê o comportamento através da lente da compaixão e então corajosamente diz a ela o que precisa saber a fim de realizar mais de seu potencial.
Uma vez que o feedback é entregue, explorado e compreendido, em seguida, o coaching pode começar. Concentre-se em ajudar a pessoa a traduzir essesinsights que foram obtidos a partir do feedback para novas maneiras de fazer agir. É assim que se chega ao maior valor do feedback. Muitas vezes as pessoas soltam o feedback como uma bomba e deixam a pessoa descobrir o que fazer com os pedaços. Vamos encarar os fatos, se as pessoas soubessem o que é esperado delas, provavelmente já estariam fazendo.
Então, feedback e coaching formam um par poderoso e eles funcionam melhor quando você os utilizam em conjunto para obter o melhor de cada um deles. Feedback cria a consciência, enquanto o coaching traduz essa consciência em insights que podem ser transformados em ações significativas.
Dianna Anderson, MCC, é CEO da Cylient e criadora da abordagem única e sistemática Cylient para incutir culturas de coaching - o que a Cylient chama de organizações Change-Able®. A abordagem Coaching in the Moment® que Dianna criou permitiu que milhares de pessoas, em todo o mundo, integrassem abordagens de coaching em qualquer diálogo com qualquer pessoa a qualquer momento, a fim de criar conexões e co-criar novas formas de pensar e trabalhar em conjunto.
Antes de se formar na Coach University em 1996, Dianna era consultora em Gestão de mudanças trabalhando com uma consultoria internacional que faz projetos de reengenharia em grande escala. Ela é a co-autora do Coaching that Counts, que oferece um business case convincente para treinamento individual em organizações. Dianna é um Master Certified Coach (MCC) através da International Coach Federation e possui um MBA da Ivey School of Business, no Canadá.