Uma pesquisa do Center for Creative Leadership nos diz que até 90% do que precisamos saber para fazer o nosso trabalho, nós aprendemos em nossos cargos..
Então, como podem os gestores e as organizações promoverem a aprendizagem on-the-job que amplia ou aprofunda o conhecimento de um colaborador, competências, habilidades e experiência? Aqui estão algumas sugestões que você pode tentar:
Certifique-se de os gestores fornecem feedback e coaching aos colaboradores de desempenho pelo menos uma vez por semana.
Pares menos qualificados ou experientes serem apoiados por funcionários com alto desempenho, atuando como seu "anjo" orientando, respondendo a perguntas, compartilhando seus conhecimentos/competências/experiência.
Atribuir um objetivo que leve o funcionário para além de sua zona de conforto e desafiá-los a experimentar algo novo ou diferente, e adquirir novas habilidades e experiência.
Atribuir ao funcionário em um curto período de tempo atividades adicionais, onde eles respondem temporariamente por algumas ou todas as funções de um outro cargo.
Pergunte a um colaborador para diagnosticar e/ou sugerir soluções para um determinado problema.
Atribuir trabalhos em uma equipe multifuncional ou cross-cultural.
Convide ao funcionário pesquisar tecnologias emergentes ou uma nova tendência em seu campo e incentive fazer uma apresentação sobre as suas conclusões.
Atribuir tarefas em um projeto de alto risco.
Atribuir tarefas que expõe ao funcionário a outras áreas da empresa.
Permitir que um funcionário seja a “sombra” de outro que esteja em uma função mais sênior ou em um papel diferente, mas complementares.
Convide um funcionário a usar suas habilidades naturais em uma aplicação diferente (por exemplo, escritor técnico, criação de materiais de marketing, instrutor, prestar apoio técnico, etc.).
Atribuir a um funcionário a responsabilidade de treinar ou ser mentor de outro.
Atribuir a um funcionário trabalhar com outro com baixo desempenho ou com alguém difícil de trabalhar.
De acordo com o Center for Creative Leadership, qualquer atribuição de desenvolvimento deve fornecer ao colaborador pelo menos um dos seguintes procedimentos:
Responsabilidades desconhecidas
Novos rumos
Problemas para corrigir
Grandes desafios
Culturas diferentes
Equipes multifuncionais
A necessidade de influenciar sem autoridade
Colaborador problema.
Ao considerar cuidadosamente as necessidades de desenvolvimento de um funcionário, à procura de oportunidades on-the-job que abordem necessidades de aprendizagem, você pode criar um ambiente que suporte o crescimento contínuo e de sucesso ao colaborador.
Your Turn: Muito do que fazemos bem, não está necessariamente em nosso nível de consciência. Procure entender melhor qual o Modelo de Gestão de sua empresa, verifique o que funciona e o que não funciona. Depois desta avaliação me responda: Como sua empresa promove a aprendizagem on-the-job?