Uma pesquisa do Center for Creative Leadership nos diz que até 90% do que precisamos saber para fazer o nosso trabalho, nós aprendemos em nossos cargos.
Então, como podem os gestores e as organizações promoverem a aprendizagem on-the-job que amplia ou aprofunda o conhecimento de um colaborador (competências, habilidades e experiência) ? Aqui estão algumas sugestões que você pode tentar:
Certifique-se de os gestores fornecem feedback e coaching aos colaboradores de desempenho pelo menos uma vez por semana.
Pares menos qualificados ou experientes serem apoiados por colaboradores com alto desempenho, atuando como seu "anjo", orientando, respondendo a perguntas e compartilhando seus conhecimentos/competências/experiências.
Atribuir um objetivo que leve o colaborador para além de sua zona de conforto e desafiá-los a experimentar algo novo ou diferente, e adquirir novas habilidades e experiências.
Atribuir ao colaborador, em um curto período de tempo, atividades adicionais onde eles respondem temporariamente por algumas ou todas as funções de um outro cargo.
Pergunte a um colaborador para diagnosticar e/ou sugerir soluções para um determinado problema.
Atribuir trabalhos em uma equipe multifuncional ou cross-cultural.
Convide ao colaborador pesquisar tecnologias emergentes ou uma nova tendência em seu campo e o incentive a fazer uma apresentação sobre as suas conclusões.
Atribuir tarefas em um projeto de alto risco.
Atribuir tarefas que expõe o colaborador a outras áreas da empresa.
Permitir que um colaborador seja a “sombra” de outro que esteja em uma função mais sênior ou em um papel diferente, mas complementares.
Convide um colaborador a usar suas habilidades naturais em uma aplicação diferente (por exemplo: escritor técnico, criação de materiais de marketing, instrutor, prestar apoio técnico, etc).
Atribuir a um colaborador a responsabilidade de treinar ou ser mentor de outro.
Atribuir a um colaborador trabalhar com outro com baixo desempenho ou com alguém difícil de trabalhar.
De acordo com o Center for Creative Leadership, qualquer atribuição de desenvolvimento deve fornecer ao colaborador pelo menos um dos seguintes procedimentos:
Responsabilidades desconhecidas
Novos rumos
Problemas para corrigir
Grandes desafios
Culturas diferentes
Equipes multifuncionais
A necessidade de influenciar sem autoridade
Funcionários problema.
Ao considerar cuidadosamente as necessidades de desenvolvimento de um colaborador, a procura de oportunidades on-the-job que abordem necessidades de aprendizagem, você pode criar um ambiente que suporte o crescimento contínuo e de sucesso ao colaborador.
Sua vez: Muito do que fazemos bem, não está necessariamente em nosso nível de consciência. Procure entender melhor qual o Modelo de Gestão de sua empresa e verifique o que funciona e o que não funciona. Depois desta avaliação me responda: Como sua empresa promove a aprendizagem on-the-job?