Vamos ser honestos, a gestão de salários não é uma tarefa fácil. Para gerir eficazmente salários e recompensas e para que possam motivar o alto desempenho, os gestores necessitam de formação em questões como:
Como a remuneração afeta a motivação e o engajamento?
Quais as formas de recompensar a alta performance durante todo o ano?
Como comunicar eficazmente os salários e os ajustes para manter os colaboradores satisfeitos e engajados?
Quais os elementos básicos de remuneração e como utilizá-los: as tabelas salariais, pontos dos cargos, bônus, opções de ações, remuneração variável, etc.
Como e por que você deve considerar a remuneração ao conduzir Avaliações de Desempenho?
Qual sua política de Remuneração e qual é seu papel na estratégia da empresa?.
Para tomada de decisões sobre remuneração, os gerentes precisam saber temas como:
Políticas e procedimentos relacionados com a remuneração na organização. Isso inclui temas como: onde os colaboradores devem começar na escala salarial?; qual é o nível mais adequado em sua escala salarial (por exemplo, ponto médio, percentil 90, etc.); como você lida com os colaboradores de alto desempenho que já estão no máximo de sua faixa salarial?; Existem grupos ou conjuntos de habilidades que precisam remuneração especial, etc.)
Quanto orçar em seu planejamento orçamentário de remuneração?
Como as faixas salariais remuneram os grupos de cargos?
Quais os cargos que se aplicam aos seus colaboradores.
Quais são os colaboradotes considerados de alto e baixo desempenho?
Qual o histórico de remuneração de seus colaboradores?
Qual o histórico de desempenho de seus colaboradores.
E mais importante, as notas de desempenho anuais
Ajustes de salários não é algo que deve ser apressado. Certifique-se de dar aos gestores tempo suficiente para fazê-lo direito. Isso significa ter certeza que as Avaliações de Desempenho são concluídas dentro do prazo (um processo claro, simples, com formas eficazes e ferramentas de apoio podem ajudar), o treinamento for concluído, e a gestão de dados que eles precisam para tomar decisões - tudo em tempo suficiente para permitir a avaliação.
Os gerentes precisam saber como os colaboradores sentem-se na organização sobre sua remuneração. Será que eles têm confiança no processo atual? Sentem-se justamente recompensados e reconhecidos? Como percebem a comunicação em torno da remuneração?
Compreender perspectivas e atitudes de seus colaboradores podem ajudar os gestores a melhorarem suas habilidades de gerenciamento de salários e certificar que seus colaboradores são recompensados pelo seu desempenho de forma eficaz.