Avaliação de Desempenho de Pessoas e Equipes é um processo crítico na Gestão de Desempenho e envolve mais do que simplesmente avaliar o desempenho dos colaboradores anualmente. As Avaliações de Desempenho eficazes concentram-se em alinhar o trabalho com as metas organizacionais, melhorando o desempenho dos colaboradores, apoiando o desenvolvimento e direcionando-os para melhores resultados de negócios - durante todo o ano.
A Avaliação de Desempenho de colaboradores reúne práticas de gestão que fornecem direcionamento contínuo, feedback e o desenvolvimento de que precisam para ter sucesso em seus papéis e contribuir eficazmente para o desempenho geral de suas empresas. Ao aumentar a produtividade, eficiência e habilidades, essas práticas podem, em última análise melhorar os resultados em uma organização.
Estas práticas de gestão também são fundamentais para a estratégia de Gestão de Talentos global da empresa, fornecendo insights e inteligência sobre como melhorar o desempenho futuro dos talentos de seu negócio.
Esclarecer as expectativas, permitindo que os colaboradores compreendam claramente como seu trabalho contribui para a realização dos objetivos organizacionais.
Desenvolver competências, definir e, em seguida, cultivar as habilidades organizacionais e de trabalho específicas de cada colaborador que a organização precisa para conduzir o alto desempenho.
Apoiar os colaboradores em melhorar continuamente o seu desempenho, aumentar os seus conhecimentos, habilidades e experiência e, assim, avançarem em suas carreiras.
Capacitar os colaboradores à assumirem a responsabilidade por seu próprio desempenho, desenvolvimento e carreira, contribuindo para o sucesso da organização.
Incentivar, o diálogo contínuo entre colaboradores e gestores sobre expectativas, progresso e necessidades de desenvolvimento.
Fornecer feedback e reconhecimento aos colaboradores por suas contribuições e realizações.
No geral, Avaliações de Desempenho de Colaboradores podem apoiar outros aspectos na Gestão de Talentos em uma organização, tais como a Remuneração por Desempenho e o Plano de Sucessão. Além de ajudar aos colaboradores a melhorarem o seu desempenho em suas funções atuais, por exemplo, um processo de revisão eficaz pode ajudar a preparar os funcionários para o seu próximo cargo.
Enquanto o (RH) Departamento de Recursos Humanos supervisiona o projeto, administração e análise do processo de Avaliação de Desempenho dos Colaboradores, todos os membros da organização participam do processo de revisão e são responsáveis pela sua gestão eficaz.
Comunicar as expectativas.
Alinhar os objetivos de seus colaboradores com os objetivos da organização.
Coaching e desenvolvimento dos colaboradores.
Dar feedback sobre o desempenho dos colaboradores.
Realização de Avaliações de Desempenho regulares e uma avaliação de desempenho anual.
Reconhecer e premiar o desempenho.
Apoiar o desenvolvimento de carreira dos mesmos.
Saber o que se espera deles e solicitar esclarecimentos quando necessário.
Demonstrar as competências necessárias em seu cargo.
Definir suas metas e comunicar seu progresso para seus gestores.
Gerir o seu crescimento e desenvolvimento.
Dar e solicitar feedback sobre o seu desempenho.
Reconhecer as contribuições dos demais.
1ª Etapa: Planejamento
Nesta etapa inicial, os gestores devem estabelecer, compartilhar e discutir suas expectativas de desempenho com suas equipes. Estas expectativas são idealmente descrita como objetivos (as metas esperadas dos colaboradores) e competências (como se espera que um colaborador atinja suas metas, também conhecidos como comportamentos, habilidades, valores, dimensões de desempenho ou os padrões de desempenho). Na etapa de planejamento, gestores e colaboradores também discutem a experiência, mentoring e treinamentos que o colaborador precisa para atingir com êxito os suas metas e continuar a desenvolver suas competências.
2ª Etapa: Avaliação contínua
É importante avaliar regularmente o desempenho dos colaboradores s e o progresso ao longo do ano, tanto para melhor motivar e engajar os mesmos como para garantir que estejam a caminho de cumprir suas metas e desenvolvendo suas competências. Estas revisões contínuas podem ser executadas em uma base mensal ou trimestral ou no final de projetos ou tarefas.Sua finalidade é avaliar o progresso e desempenho até à data acordada; para ajustar as metas e planos de desenvolvimento; refletirem as mudanças de prioridades ou expectativas; e documentar o desempenho atual.
3ª Etapa: A Avaliação de Desempenho Anual
A Avaliação de Desempenho dos Colaboradores ou Avaliação Anual de Desempenho reúne os resultados das avaliações contínuas, feedback de outras pessoas, conforme exigido, um resumo das competências, planos de desenvolvimento e realização das metas. Esta etapa anual pode incluir um subpasso para feedback de 360 graus, onde pares, colegas, subordinados diretos e outros podem fornecer subsídios para o processo de revisão e auxiliar o gestor na avaliação do desempenho de forma mais holística, utilizando diferentes perspectivas em toda a organização. No final da etapa de avaliação de desempenho anual, o colaborador e seu gestor fecham a avaliação de desempenho concluída e começam a planejar (1ª Etapa) para o próximo ciclo de desempenho.
4ª Etapa: Avaliação dos resultados das avaliações de desempenho individuais
Nesta etapa, um comitê de avaliação, formado pelo RH e alguns gestores, analisam os resultados de todas as avaliações de desempenho para assegurar que as classificações são justas e precisas e que os gaps de desempenho serão abordados. Esta etapa ajuda a garantir a integridade do processo de avaliação de desempenho dos colaboradores.
5ª Etapa: Análise dos resultados de desempenho global dos colaboradores
Anualmente, o RH e os executivos das empresas devem examinar os resultados globais da Avaliação de Desempenho para identificar tendências de desempenho, os gaps de competências e necessidades de desenvolvimento do ponto de vista de toda a organização. Os resultados e os dados desta avaliação podem ser usados para melhorar o processo de avaliação de desempenho e alimentar outros programas de Gestão de Talentos da organização.
Figura 1 - Ciclo da Avaliação de Desempenho
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