A estratégia e as tecnologias para Gestão de Pessoas estão intrinsecamente interligadas. Deixe-me esclarecer o que quero dizer.
Quando novos diretores de RH (CHROs) estão contemplando a mudança de um cargo gerencial para um executivo, uma das primeiras perguntas que eles farão será: "Como posso encontrar tempo para ser estratégico quando estou tão sobrecarregado pela carga de trabalho diária envolvida na administração das funções de RH?"
Como você pode imaginar, ao se fazer essa pergunta, a resposta não será simples. Mas não se desespere. Há algumas ações que você pode fazer para tornar a transição de gerente para executivo, gradual, mais suave e mais fácil. Gostaria de compartilhar isso com você através de três dicas essenciais.
Comece reduzindo em 5% o tempo de algo que você faz atualmente e realocando-o para uma atividade que tenha um impacto mais estratégico. Este último será mais valioso para a organização, e terá uma maior probabilidade de ser notado, porque - por prioridade - as iniciativas estratégicas são mais importantes.
Se você acha que não pode perder 5% do que faz - e que eu acho difícil de acreditar, porque há atividades discricionárias em todas as nossas vidas profissionais -, então trabalhe 5% a mais em horas extras. Isso representa somente duas horas a mais por semana. Reivindicar 5% é uma necessidade para você começar sua evolução e se tornar um parceiro de negócios estratégico de empresa.
Todo profissional deve ter um conjunto de ferramentas e técnicas para ter sucesso. Como estratégia é sobre fazer mudanças, quais seriam as ferramentas que você poderia utilizar para incentivar a mudança de comportamento? Muitas dessas ferramentas incluem as que já conhecemos e amamos, mas, por qualquer motivo, podemos não pensar em empregar nossa vantagem estratégica. Alguns exemplos incluem políticas, programas de incentivo, iniciativas, eventos especiais, comunicações, storytelling, slogans e campanhas para envolvimento dos colaboradores da empresa.
Quando utilizadas de maneira eficaz, essas ferramentas podem ajudar a moldar o ambiente de trabalho, criar a cultura certa e orientar o tipo de desempenho e comportamento que apóia a missão, a visão, a estratégia e as metas da organização. Por exemplo, uma política pode exigir conformidade ou promover o trabalho em equipe. Uma história bem colocada sobre o fundador pode construir uma cultura de inovação ou reforçar os valores de uma empresa. Empunhar nossas ferramentas estrategicamente requer uma mentalidade estratégica. Essa distinção sutil não pode ser exagerada.
Especialistas argumentam que o tempo tipicamente utilizado nos departamentos de RH é gasto em estratégia, funções de RH e atividades administrativas em uma distribuição percentual de 10-30-60. No entanto, a transformação de RH é possível através do uso de tecnologia e automação das atividades de rotina - permitindo uma distribuição 20-60-20.
Estarmos em 2019, nos levanta as seguintes questões: "Por que alguém aceitaria solicitações em papel, se comunicaria com os candidatos por e-mail, lidaria com descrições de cargo ou avaliações de desempenho manuais, encaminharia solicitações de pessoal via e-mails ou gerenciaria seu orçamento de remuneração em planilhas?
Na verdade, existem inúmeras atividades de RH que podem ser simplificadas, automatizadas e aprimoradas usando a tecnologia mais recente. Por favor, note a ênfase colocada na palavra aprimoradas.
A tecnologia pode automatizar o gerenciamento de metas, otimizar as avaliações de desempenho, vincular classificações às decisões de remuneração, identificar colaboradores de alto desempenho, sinalizar esses colaboradores para oportunidades especiais de treinamento e colocá-los nos pools adequados de talentos ou planejamento de sucessão - tudo em um piscar de olhos.
Em suma, utilize o que tecnologia tem de melhor para permitir que as pessoas desenvolvam o seu potencial. Você está usando a mais recente e melhor tecnologia de RH? Se não, você é provavelmente uma das pessoas que não consegue encontrar tempo para ser estratégica.
Em algum lugar ao longo do caminho, os profissionais de RH foram marcados com a reputação infame de que eles são bons com as pessoas, mas não bons com números ou tecnologia. Absurdo.
Para aqueles de nós que são profissionais de RH, esse estereótipo ultrapassado continua a nos assombrar hoje. Isso é lamentável porque, na realidade, os profissionais de RH são alguns dos mais avançados consumidores de tecnologia.
Algumas das aplicações que utilizamos incluem sistemas de rastreamento e recrutamento de candidatos, avaliação de desempenho e sistemas multi-avaliadores, gerenciamento e plataformas de aprendizado e talentos, e módulos de planejamento de remuneração e sucessão.
E quando usamos essa tecnologia, ela nos libera para nos concentrarmos no aspecto pessoal do nosso trabalho, não na parte de papelada dele.
Em resumo, para viajar para uma incursão estratégica, os profissionais de RH devem:
equipar-se com as ferramentas de mercado;
utilizar a tecnologia para aliviar a carga administrativa e melhorar a prestação de serviços;
Reservar tempo para atividades prioritárias
Tempo, ferramentas e tecnologia são três partes essenciais de um todo que se reforçam mutuamente. Coletivamente, eles são facilitadores que liberam o CHRO para se concentrarem em desafios organizacionais de longo prazo que têm um impacto mais profundo do que as atividades cotidianas.
Então, sem mais demora, deixe a jornada começar!
Sua vez: Você concorda ou discorda da sugestão de atribuir 5% do seu tempo ao RH estratégico?
Confira nosso portfólio de serviços voltado para tornar Recursos Humanos mais estratégico.
Você pode ter certeza que o nosso portfólio de serviços podem apoiá-lo na implementação da solução correta para a área de Recursos Humanos de sua empresa.