Ulrich et al. (2014) indicam que o RH possui um novo posicionamento nas empresas, como um parceiro estratégico onde seus membros agem como:
especialistas nos processos administrativos agregando e reduzindo custos;
gestores dos recursos humanos;
suporte dos funcionários;
coaches e
incentivam multiplicadores para mudanças e inovações.
Os autores salientam que o RH somente trará vantagem competitiva ao negócio, através de políticas e metas alinhadas com os objetivos organizacionais, se tiver a seu dispor sistemas de informações estratégicos para RH.
O surgimento das Intranets
O desenvolvimento de sistemas online aumentaram sua utilização na área de RH, no final dos anos 90, através de Intranets e softwares em nuvens. Isso possibilitou que os profissionais de RH passassem menos tempo em rotinas operacionais, repassando-as aos demais colaboradores. Assim, o RH pode focar mais em ações estratégicas de valor agregado ao negócio, como por exemplo: atração e retenção de talentos, aspectos legais do negócio, no desenvolvimento de pessoas e equipes e no planejamento e alocação de pessoal (Cegielski e Rainer, 2016; Turban e Volonino, 2013).
Intranets e Plataformas Sociais Corporativas: Para que?
A perspectiva mais atual acerca dos sistemas de informações para RH, foca na utilização das Intranets e em aplicações web. Como exemplo podemos citar as organizações que utilizam portais web para: divulgação de vagas, a realização de contratação, treinamentos on-line, planejamento e gestão (Cegielski e Rainer, 2016; Turban e Volonino, 2013).
Na implantação de Intranets, apesar de inicialmente reduzirem custos e melhorarem a colaboração, posteriormente, propõem Baptista (2020), as empresas passam a perceber implicações muito mais profundas nas estruturas, de governança, de mudanças no “como fazer o trabalho” e podendo até influenciar a evolução da identidade organizacional e no modelo de negócio.